SANAGIOTTO, Wagner
Aparecida-SP
Editora Santuário
2024.
A humanidade constitui a base na qual desenvolvemos nosso chamado vocacional. Na Bíblia, a natureza humana, recebida como um dom de Deus, é incompleta. O ser humano é chamado a ser continuador da obra divina, sendo essa em permanente transformação. Mesmo com as tantas fragilidades que trazemos, Deus prefere pessoas “normais”, simples, que têm suas limitações, que não são perfeitas. Nesta obra, somos convidados a adentrar no debate entre o limite da fragilidade humana e o ideal de santidade, especialmente no contexto da formação religiosa e presbiteral. No cotidiano dos seminários e das casas de formação a dimensão humana acaba, por vezes, sendo reduzida à mediação de conflitos e ao modo como formandos e formadores lidam com as expectativas e a realidade da vida. Partindo do chamado primeiro até fidelidade vocacional, a estrutura deste livro visa a oferecer aos formadores e formandos algumas temáticas que ajudam a dinamizar a formação humana no processo vocacional, especialmente nos aspectos educativos/formativos.
ADÃO, Francys Silvestrini
São Paulo
Edições Loyola.
2024
Saberes e sabores são os ingredientes principais desta obra, que não é um caderno de receitas, nem um manual que tenha a pretensão de dizer o que você tem de fazer, entregando-lhe um projeto pronto, previamente preparado por outros. Há muitas formas de lidar com a comida e com a vida! A proposta deste livro está mais próxima de um “menu-degustação”: no diálogo do autor com a reflexão de um sociólogo da alimentação criativo e inquieto, Carlos Alberto Dória, pouco a pouco cada leitor e cada leitora serão provocados a compreender, a contar e a projetar a própria história, de modo único e incomparável, a partir de sua relação com os outros, mediada pelo mundo da comida. Esse é o sentido sugerido pelo título deste livro: Autobiografia gastronômica. Boa leitura e bom apetite!
CNBB.
Edições CNBB. Brasília: 2024.
A partir da compreensão eclesial do caminho sinodal proposto pelo Papa Francisco e inspirados pelo tema: "Igreja: uma Sinfonia Vocacional", somos convocados a construir a cultura vocacional, unindo-nos em oração neste mês dedicado a todas as vocações. Para isso, a coordenação nacional do Serviço de Animação Vocacional – Pastoral Vocacional (SAV-PV) preparou este subsídio litúrgico-pastoral com algumas sugestões de celebrações, vigílias, encontros de espiritualidade etc., que enriquecerão as atividades programadas e os momentos celebrativos ao longo deste mês, desde a abertura até o encerramento. São propostas que podem ser adaptadas livremente, a partir da realidade local e regional.