10 Feb
10Feb

No mês de março vivemos momentos de profundo significado como a Semana Santa, semana maior da nossa liturgia, quando celebramos os mistérios da Paixão, morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo; celebramos, no dia 16, o centenário de emancipação do município de Manhumirim, local que o Fundador escolheu para fundar a Congregação; no dia 25, ela completou 95 anos de existência. Agora em abril, na Casa-Mãe, acolhemos os religiosos missionários sacramentinos para as Assembleias Jurídica e de Estudos. 

Na Assembleia de Estudos Sacramentina nos debruçamos sobre a Animação Vocacional em nosso meio. Iniciando pelo diagnóstico realizado online junto aos Missionários, contamos com a assessoria do Ir. Márcio Henrique Ferreira da Costa, FMS para elaborar um projeto que nos dê segurança, compromisso e comprometimento. 

A Animação Vocacional não fica restrita à uma única pessoa ou duas, mas ela depende do trabalho de equipe, envolve todos os membros da Congregação. A escassez de vocações nos assusta. A redução do número nos coloca de prontidão, atento a uma série de questionamentos sobre a realidade eclesial e congregacional.  

Os difíceis tempos de sociedade líquida, de comportamentos outros, diferentes e diferenciados, de confusão e de polarizações, de diversidade e de ausência de comunhão nos desafiam. 

Surgem algumas interrogações: 

1. Estamos conscientes de que nossa autoridade é espiritual? 

2. Colocamos em prática as decisões e facilitamos a obediência para a realização? Lembrando que se nossa obediência for saudável atingiremos da perfeição. 

3. Como é o nosso dicionário pessoal? Que expressões costumamos usar, com frequência, para descrever a situação da comunidade/Congregação? 

4. Quais os temas que surgem, com mais frequência, em nossas conversas? 

5. Como facilitar o ambiente propício para a Animação Vocacional em nossas atividades eclesiais e congregacionais?



Pe. José Raimundo da Costa, SDN 

12º Superior Geral



 

FOTO DE CAPA: Reprodução / Foto Arquivo SDN.
Comentários
* O e-mail não será publicado no site.